Rob Roy



Rob Roy


As Terras altas da Escócia (em gaélico escocês A' Ghàidhealtachd, em inglês Highlands ) são uma zona montanhosa do norte da Escócia. Politicamente, as Highlands caracterizavam-se até ao século XVIII por Neste local viveu e morreu Robert Roy MacGregor, um lendário herói escocês ou um bandido salteador para os Ingleses, que se tornou conhecido apenas pelo apelido de “Rob Roy”. Esta lenda se tornou um filme com muita ação, duelos e injustiças e paixões, ingredientes fundamentais para prender o telespectador a telinha.
Este também é o nome de um dos clássicos cocktails aperitivos que faz parte da seleta lista da International bartender Association.
Num filme arrebatador e apaixonante, Rob Roy, mostra o cotidiano deste herói, Robert Roy McGregor interpretado por Liam Neeson.Entre cenários naturais de belezas fantásticas e estonteantes, conta-se a história e a dura vida destes habitantes, onde Rob Roy e sua mulher Mary, interpretado sempre com brilhantismo por Jessica Lange, usam todas as sua armas para corajosamente defender a suas tradições.Quando um duro Inverno ameaça as majestosas Terras Altas escocesas, Rob Roy, vê-se forçado a pedir dinheiro emprestado ao sinistro Marquês de Montrose, visando a sobrevivência do seu clã. Mas os diabólicos homens do Marquês iniciam uma conspiração que termina num climax sangrento de suspense, selvageria e traições, mas como sempre terminará com um final feliz para mocinhos e castigo merecido para vilões. !
O cocktail Rob Roy é uma bebida que consegue misturar a rusticidade destes habitantes que viviam neste lugar pitoresco, tendo como a bebida base o Scotch Whisky com seu toque defumado da turfa. Nestas paragens cresce pelos campos uma planta característica de nome urze. A turfa, impregnada com o cheiro da urze ao longo de milênios, de decomposição, formando uma camada de combustível mineral, que é um dos maiores segredos na transformação da cevada durante os processos de malteação do grão, antes da moagem e fermentação, que transformarão seus amidos e açucares em álcool que dará a base ao Scotch Whisky que conhecemos e apreciamos. Sua composição ainda leva o vermouth tinto e a angostura bitter, que torna este cocktail levemente com sabor doce-amargo, aroma intenso e turfado, e bastante seco no paladar. Esta mistura transforma ervas e raízes que compõem o vermouth e a angostura numa explosão de aromas liberados na bebida e o cocktail apesar do paladar rústico, elegante e encorpado. Para finalizar e resplandecer, como se fosse acesa uma luz no fundo da taça, uma cereja vermelha e brilhante dá o toque final a bebida.
Mistura que muito lembra muita outro clássico cocktail, o Manhattan em sua estrutura, que também leva em sua composição vermouth tinto e angostura, mas totalmente diferente em aroma, sabor e paladar. Como seu primo Manhattan, quando se substitui o vermouth tinto pelo seco, temos um Rob Roy Dry. Se acrescentarmos meio a meio vermouths seco e tinto, teremos um Perfect Rob Roy e se substituirmos o vermouth por licor de whisky Drambuie teremos um Bobbie.
Bom depois de tanto falarmos em heroísmo, tradição e honras, nada melhor que levantar um brinde na rústica língua gaélica falada nas Highlands, SLÁINTE (pronuncia-se Slontcha)!


Ingredientes:


4.5 cl Scotch Whisky
2.5 cl Vermouth Tinto
1 Dash de Angostura Bitter


Método: Mexido


Copo: Taça Cocktail



Modo de Preparo:


Coloque todos os ingredientes no mixing glass com cubos de gelo. Mexa bem, Despeje na taça refrigerada passando pelo strainer. Decore com cereja maraschino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contato

Coquetéis - Receitas & Histórias

Absinto