Irish Coffee


Irish Coffee



CONTA UMA ANTIGA LENDA SOBRE AS ORIGENS DO CAFÉ QUE TERIA SIDO DESCOBERTO POR UM PASTOR DE CABRAS DE NOME KALDI, QUE VIVIA NA ANTIGA ABSÍNIA,HOJE ETIÓPIA, NA ÁFRICA, A CERCA DE MIL ANOS ATRÁS. DIZ A LENDA, QUE KALDI OBSERVANDO SUAS CABRAS, PERCEBEU QUE ELAS FICAVAM ALEGRES E SALTITANTES, E QUE ESTA ENERGIA EXTRA SEMPRE SE EVIDENCIAVA QUANDO MASTIGAVAM ALGUNS FRUTINHOS DE COLORAÇÃO AMARELO-AVERMELHADOS ENCONTRADOS EM CERTO TIPO DE ARBUSTO MUITO COMUM NAQUELES CAMPOS DE PASTOREIO POR ONDE ELE LEVAVA SEU REBANHO.ELE NOTOU QUE AQUELES FRUTINHOS CONTINHAM UMA FONTE DE ENERGIA QUE DEIXAVA SEU REBANHO MAIS ALEGRE E COM MAIS ENERGIA PARA CAMINHAR POR MUITOS QUILÔMETROS COLINAS ACIMA NA BUSCA DE MAIS ALIMENTOS COM MAIOR FACILIDADE.
KALDI FALOU SOBRE O COMPORTAMENTO DE SEU REBANHO COM UM MONGE DA REGIÃO, QUE DECIDIU EXPERIMENTAR O PODER DESTES FRUTOS. O MONGE PEDIU ENTÃO, A KALDI PARA COLHER UM POUCO DESTES FRUTOS E COMEÇOU A FAZER ALGUNS EXPERIMENTOS. NUMA DESTAS EXPERIÊNCIAS, INFUNDINDO ESTES GRÃOS EM ÁGUA QUENTE ELE DESCOBRIU QUE AO CONSUMIR A BEBIDA QUE RESULTAVA DESTA MISTURA, DEPOIS DE CONSUMIDA DAVA AOS DEMAIS MONGES MAIOR RESISTÊNCIA AO SONO ENQUANTO ORAVAM EM SUAS LONGAS E INTERMINÁVEIS HORAS DE LEITURA DO BREVIÁRIO.
ESTA DESCOBERTA SE ESPALHOU RAPIDAMENTE ENTRE OS MONASTÉRIOS CRIANDO UMA DEMANDA PELA BEBIDA, COMO AJUDAM A COMPROVAR OS REGISTROS DO CULTIVO DO ARBUSTO DO CAFÉ EM MUITOS MONASTÉRIOS ISLÂMICOS NO YEMEN.
DA UNIÃO DA FORTE PERSONALIDADE DO WHISKEY IRLANDÊS COM TODO O AROMA E ENERGIA DO CAFÉ SURGIU O MAIS TRADICIONAL HOT DRINK DO MUNDO, O IRISH COFFEE.
SUA CRIAÇÃO ACONTECEU NO BAR DE UM PEQUENO AEROPORTO LOCALIZADO NA CIDADE PORTUÁRIA DE FOYNES NO SUDOESTE DA IRLANDA. NESTA ÉPOCA ENTRE AS DÉCADAS 30 E 40 OS VÔOS TRANSATLÂNTICOS ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E EUROPA TINHAM UMA DURAÇÃO DE ATÉ 18 HORAS E FOYNES ERA A BASE PRINCIPAL PARA CHEGADA AO SOLO EUROPEU. COMO O CLIMA DA REGIÃO ERA MUITO FRIO E ÚMIDO OS PASSAGEIROS AO DESEMBARCAREM, CORRIAM EM DIREÇÃO AO SAGUÃO NA BUSCA DE UM BAR E DE UMA BEBIDA QUE PUDESSE AQUECÊ-LOS DURANTE ESTE “PIT STOP” OBRIGATÓRIO, ANTES DE CHEGAREM AOS SEUS PRINCIPAIS DESTINOS NA EUROPA.

EM UMA DESTAS OCASIÕES O FRIO ERA TÃO INTENSO QUE ATENDENDO AO PEDIDO DE UM CLIENTE, O CHEFE DE SALÃO DO BAR DO PEQUENO AEROPORTO SHANNON MISTUROU UMA DOSE DE WHISKY IRLANDÊS COM CAFÉ PRETO BEM QUENTE E AÇÚCAR..DEPOIS DE TOMAR A BEBIDA, E COM CORPO E ALMA JÁ AQUECIDOS, O PASSAGEIRO PERGUNTOU A JOE SHERIDAN SE AQUELE CAFÉ MISTURADO COM O WHISKEY QUE TOMARA ERA DE ORIGEM BRASILEIRA, DIZENDO – É CAFÉ BRASILEIRO? JOE SHERIDAN SEM ENTENDER DIREITO A PERGUNTA, RESPONDEU AO CLIENTE, - NÃO, É CAFÉ IRLANDÊS! JOE SHERIDAN DEPOIS DISTO APERFEIÇOOU SEU COQUETEL ACRESCENTANDO SOBRE O TOPO DA BEBIDA CREME DE LEITE FRESCO BATIDO, TORNANDO O COCKTAIL MAIS SUAVE E CREMOSO, SENDO ESTA A RECEITA COMO CONHECEMOS ATÉ OS DIAS DE HOJE.
EM HOMENAGEM A JOE SHERIDAN, EXISTE HOJE NO AEROPORTO DE SHANNON UMA PLACA MARCANDO A CRIAÇÃO DO DRINQUE E IMORTALIZANDO SEU CRIADOR, DESDE AQUELE FRIO DIA EM 1942.

TODOS OS ANOS DESDE 1993 A POPULAÇÃO DE FOYNES APROVEITANDO-SE DA POPULARIDADE DE SUA MAIS FAMOSA CRIAÇÃO E QUE TORNOU ESTA CIDADE CONHECIDA EM TODO O MUNDO, COMEMORA O “FESTIVAL DO “IRISH COFFEE” COM PARADAS MUSICAIS, MUITA ALEGRIA E UM CAMPEONATO DE COQUETELARIA, ONDE REÚNEM OS MELHORES BARTENDERS DA IRLANDA APAIXONADOS PELA ARTE DE PREPARAR ESTA MISTURA, EM BUSCA DO PRÊMIO DO MELHOR E MAIS CRIATIVO “IRISH COFFEE” DO MUNDO. - http://www.irishcoffeefestival.com/

E COMO COSTUMAM DIZER OS ALEGRES IRLANDESES SEMPRE QUE SE ENCONTRAM PARA COMEMORAR MAIS UM FESTIVAL DO IRISH COFFEE OU POR QUALQUER OUTRO MOTIVO QUE SEJA, COM A BEBIDA QUE SURGIU NO INTENSO FRIO IRLANDÊS PARA AQUECER CORPOS E ESPÍRITOS, E BRINDAR USANDO A PALAVRA GAÉLICA PARA EXPRESSÃO QUE SIGNIFICA DESEJAR SAÚDE ...SLÁINTE!




Ingredientes:



50 ml whisky irlandês
100 ml café quente e forte
1 colher de açucar
creme de leite fresco batido




Modo de Preparo:


Montar em copo ou caneca refratária, misturando o whisky, o café e o açúcar e cobrir com o creme de leite fresco.


0 comentários:

subir